Vereador dos livros, Ronilço Guerreiro é um dos destaques de documentário apresentado no Festival de Inverno de Bonito

De forma indireta, o vereador Ronilço Guerreiro participou do 21º Festival de Inverno de Bonito, encerrado no último domingo. Ele fez parte do documentário “Entre parágrafos e Terra Vermelha: A leitura no Mato Grosso do Sul”, selecionado para ser apresentado no Festival. A produção da obra foi das estudantes universitárias Hemilly Rayanne Correa da Silva e Aline Silva Vieira.

Estreado em 8 de março de 2021, o filme trata a experiência de ser leitor no Mato Grosso do Sul e se encontra a partir dos relatos dos entrevistados, como Ronilço Guerreiro, fundador da Gibiteca e um dos maiores incentivadores da leitura no Estado. A obra levou em conta o pensamento crítico e a leitura para além do senso comum.

“Fiquei muito feliz em participar desse documentário, que retrata nossas ações de incentivo à leitura, mas muito mais que isso, mostra a situação do fomento da leitura em nosso Estado. Na entrevista eu disse que muitas vezes as pessoas não acreditam no poder transformador da educação e eu digo que a educação pode transformar o mundo”, destacou Guerreiro lembrando uma frase que disse durante a gravação: “Tem uma frase que gosto muito: O livro não muda o mundo, o livro muda as pessoas. Mas as pessoas mudam o mundo”.

O filme completo pode ser assistido pelo Youtube na página https://www.youtube.com/watch?v=5cJQd6ygJWQ .

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador