Projeto quer fazer Campo Grande uma cidade de leitores

A Gibiteca é uma biblioteca especializada em histórias em quadrinhos, que possui um espaço para quem quer desfrutar do fantástico mundo da leitura, além de participar de oficinas.

O projeto idealizado por Ronilço Guerreiro é uma amostra de que ainda existe solidariedade genuína. A cooperação tem como objetivo inspirar pessoas através da leitura transformando vidas com o simples hábito de ler.

O projeto é a esperança de quem sonha em fazer de Campo Grande uma cidade de leitores. A gibiteca conta com uma sede fixa com cerca de 25 mil exemplares, e a Gibicicleta que é um triciclo adaptado com um baú recheado de amor, em forma de gibis.

Aos sábados é realizado o projeto Livros Carentes, no qual são entregues cerca de 200 livros no calçadão da Rua Barão do Rio Branco, e também as estantes dos terminais de ônibus, que atualmente a própria população coloca livros.

O projeto foi criando asas, chegando a um ponto, que somente a bicicleta não supria as necessidades dos voos a serem alçados. Foi então que o idealizador do projeto, pensou em uma Kombi, onde pudesse levar uma biblioteca itinerante á vários pontos da cidade. Organizou uma vaquinha nas redes sociais e foi em busca da realização dessa expansão, porém os resultados não sairam como esperado, entretanto Ronilço não desistiu, como ele costuma dizer, “se for para desistir que desista de ser fraco”.

Foi então que surgiu a oportunidade de uma parceria com o Sicredi, que se solidarizaram com a causa e fizeram a doação de uma van que a cooperativa já tinha. Realizaram a plotagem personalizada e entregaram o veículo no dia 13 de Dezembro. O sonho por fim se realizou, Ronilço utilizou a renda recolhida na vaquinha para montar as estantes e colocar leds na parte interna da Van.

O interior da van é um verdadeiro mundo de imaginação, sem limites de idade. Um espaço onde pode se encontrar além dos famosos gibis, livros e HQS dos mais variados títulos.

Com a chegada da Vanteca, Ronilço pretende levar o projeto aos quatro cantos da cidade, continuando com as visitas em escolas, creches e eventos. Para 2020, ele pretende implantar mais duas Gibicicletas, realizar a reformulação dos postos de livros nos terminais de ônibus além da incubadora de quadrinhos, uma ação para incentivar os amantes do desenho, oferecendo aulas de desenho e assim despertar nestas pessoas a inspiração de realizar sonhos adormecidos.

“O que mais quero é o envolvimento da população, se cada uma fizer sua parte, como muitos têm feito, doando livros, vindo até gibiteca, lendo os livros nos stands dos terminais e colocarem o aprendizado dos livros em prática, está será a minha recompensa, inspirar pessoas a fazerem o seu melhor”,  revela Ronilço emocionado.

Serviço: A Gibiteca fica localizada na Rua Sacramento, 800, Bairro São Franscisco. O hoário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Gibiteca ou ainda pelos telefones 3365-0405  ou 99996-5748.

Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/geral/projeto-gibiteca-quer-fazer-campo-grande-uma-cidade-de-leitores/189709/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário