“Mobilidade urbana precisa ser um plano de Estado” afirma Ronilço Guerreiro em Audiência Pública
O vereador Ronilço Guerreiro participou na manhã de hoje, na Câmara Municipal de Campo Grande, de Audiência Pública que debateu a mobilidade urbana da Capital. Guerreiro deixou claro que o conceito de mobilidade precisa ser repensado urgentemente e se tornar um plano de Estado.
“Temos que pensar em um plano de Estado para trabalhar mobilidade urbana, pensar as rotatórias que temos, criar uma cidade inclusiva, que tenha foco na bicicleta. Estou feliz com esse debate e parabenizo a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador professor André Luís, pelo evento e quero dizer que vivemos no quintal da nossa cidade e todos nós precisamos trabalhar para que a mobilidade não seja utopia, mas sim uma realidade”, comentou o vereador.
Guerreiro ressaltou a importância do uso de meios de transporte alternativo, como a bicicleta, mas deixou claro que precisam ser criadas ciclovias que de fato pensam nos ciclistas. “A bicicleta é utilizada como meio de transporte nas maiores cidades do mundo e acredito que é um modelo que ajudaria muito a desafogar o trânsito da cidade, porém não pode fazer ciclovia por favor, mas sim criar um plano para toda cidade, moderna e que atendas as pessoas”, comentou o vereador.
O vereador lembrou também que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) já foi uma opção para melhorar o transporte público da Capital. “Na época da Copa do Mundo no Brasil muito se falou sobre o VLT, foram feitos estudos e, como Campo Grande perdeu a sede para Cuiabá, o investimento foi para lá, mas nem lá saiu do papel. São estudos que precisam ser retomados, avaliar possibilidades, pensando na cidade. Não estou dizendo que o VLT é uma saída, estou dizendo que é preciso realizar estudos para ver quais as possibilidades de evolução de nossa mobilidade urbana, melhorar ciclovias, incentivar caminhadas”, disse.
O evento realizado nesta manhã contou com representantes de diferentes órgãos e conselhos ligados ao trânsito, ciclistas, além de motoristas de aplicativos e de transporte coletivo.
Assessoria de Imprensa do Vereador