Entrevista: Atendendo pedido de Ronilço Guerreiro, médico Thiago Frainer fala sobre Novembro Azul
Mês de novembro é um mês dedicado à saúde do homem e o vereador Ronilço Guerreiro ressalta a importância desse cuidado. Por isso, foi bater um papo com o urologista e cirurgião Thiago Frainer que falou sobre a importância do tratamento preventivo e dos atendimentos oferecidos na cidade.
Nome – Thiago Frainer Gonçalves
Especialidade – Urologista e Cirurgia Robótica
Estamos no Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem e ao câncer de próstata. Existem fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver o câncer?
O câncer de próstata é o segundo em acometimento no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele. O Novembro Azul vem justamente para incentivar essa conscientização da importância deste tema. Os principais fatores de risco são: Familiar de 1° grau com a doença, obesidade, Etnia e idade.
Tem sinais que podem ser observados antes dos exames sugeridos?
Nas fases iniciais da doença os sintomas são pobres ou inexistentes, por isso a importância do rastreamento após os 50 anos de idade.
Quais os principais sintomas da doença?
Alterações do padrão miccional como por exemplo: alteração do jato urinário, aumento da frequência urinária, dor ao urinar, presença de sangue na urina, dor na região abdominal inferior são sintomas que devem ser investigados
Como é o tratamento?
O tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia ou hormonioterapia. Cada caso é avaliado individualmente para propor o melhor tratamento ao paciente.
Em Campo Grande quais os locais podem ser buscados pelos pacientes para exames e tratamentos?
A partir dos 50 anos os pacientes devem procurar as unidades básicas de saúde para realização dos exames. Caso haja alguma alteração o clínico vai encaminhar para a atenção especializada. Além disso, várias campanhas são realizadas durante o mês de Novembro para realização da triagem para o câncer de próstata. Procure a mais próxima de você.
Assessoria de Imprensa do Vereador