Solicitação do vereador Ronilço Guerreiro, obra que vai escoar enxurrada no Jardim Seminário entra na reta final
Uma demanda antiga dos moradores do Bairro Jardim Seminário está próxima de ser resolvida. Após alguns meses de obra e com diária supervisão do vereador Ronilço Guerreiro, a prefeitura está finalizando a nova drenagem da Rua Francisco Barbato, uma via transversal à Avenida Tamandaré que teve o pavimento antigo recortado para se tornar um canal de escoamento da enxurrada que desce do Jardim Paradiso e Bosque da Saúde.
Depois de concluída a obra, a tubulação atravessa a Avenida do Seminário, passa por uma área de servidão, entra na Avenida Heráclito Figueiredo e termina às margens do Córrego Segredo. O canal tem tubos de 1,5 metros de diâmetro que foram assentados a 4 metros de profundidade, num solo basalto, um tipo de rocha, que exige um esforço redobrado para abertura da valeta.
“Essa sempre foi uma luta dos moradores da região e eu, como morador do Seminário, fiz questão de diariamente buscar informações da obra. Só quem vive ali sabe o caos que era em dias de chuva, mas agora acredito que o problema será resolvido”, comentou Ronilço Guerreiro.
De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a intervenção vai eliminar pontos de alagamento na Avenida Tamandaré e reduzir a pressão na drenagem de uma transversal, a Rua Frutuoso Barbosa. São 834 metros de tubulação colocados a partir da Avenida Tamandaré.
O canal de drenagem é a última etapa do Complexo Seminário etapa A, projeto de infraestrutura que viabilizou a execução de 5 km de drenagem, 13 km de pavimentação e 6 km de recapeamento nesta região da cidade, que concentra mais de 15 mil habitantes. Está localizada na margem direita (sentido bairro) da Avenida Tamandaré, desde a confluência com a Avenida Mascarenhas de Moraes, até depois do campus da UCDB, no Jardim São Caetano. A intervenção incluiu a extensão da rede de esgoto e a abertura de um novo acesso à Universidade Católica, pela Rua Marechal Câmara.
*com informações da prefeitura municipal de Campo Grande.