Ronilço Guerreiro ressalta importância da área cultura para geração de empregos e fomento da economia criativa
Presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ronilço Guerreiro destaca a importância do setor cultural na geração de emprego e renda. Guerreiro aponta que um show ou apresentação teatral, por exemplo, movimentam a mão de obra de centenas de pessoas.
“O movimento cultural precisa ser valorizado e respeitado, pois é de extrema importância para geração de emprego, economia criativa, gera trabalhos diretos e indiretos, e está presente em todos os ambientes”, comentou o vereador ao lembrar que os fazedores de cultura ainda nem se recuperaram do prejuízo causado pela pandemia, quando foram os primeiros a pararem o trabalho e os últimos a retornarem.
Militante da literatura com vários projetos de incentivo à leitura espalhados por Campo Grande, Ronilço ressalta que a cultura está em todos os cantos. “Nas igrejas quando tem alguém cantando e tocando, estão fazendo cultura. Na política se trabalha muito a cultura e os artistas fazem parte do nosso dia a dia. Seja em uma festa que tem algum músico, ou na escola de nossos filhos com apresentações teatrais, produção de poesias e musicais. Cultura está por todos os cantos”.
Guerreiro aponta ainda outra questão importante que envolve a arte. “Quantas vezes estamos chateados e uma música nos faz refletir, ou um livro nos faz levantar e seguir em frente. Cultura é essencial para a saúde mental das pessoas e falo isso como psicólogo”, complementou o vereador.
O vereador garante que no próximo ano seguirá lutando por mais valorização da área. “Além da questão do orçamento e dos editais, já estou protocolando o projeto de lei para criar um fundo financeiro para a cultura, além disso estou trabalhando para criar mais espaços de lazer e arte, como o corredor cultural e gastronômico da 14 de Julho, além de apoiar a realização da feira cultural da Orla Ferroviária, entre outras feiras de nossa cidade. Também seguirei buscando a conclusão da obra do Centro de Belas Artes e do Teatro do Paço, que são locais importantes para nossa cultura”.
Assessoria de Imprensa do Vereador