Ronilço Guerreiro participa do lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande
Durante o evento Know How Experience, realizado neste final de semana em Campo Grande, a prefeitura municipal lançou a pedra fundamental do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande – Estação Digital. O vereador Ronilço Guerreiro esteve presente e destacou a importância deste projeto para a Capital.
“Campo Grande vai ganhar muito com este projeto. Eu sempre digo que sou um empreendedor social e acredito no poder transformador do empreendedorismo, a arte de realizar o sonho de maneira planejada. Uma cidade inteligente, tecnológica não é só preocupada em ter tecnologia, mas é preocupada com inclusão, com educação, com o combate à fome. Acredito que o projeto e juntos queremos que ele seja referência em todo Brasil como ferramenta de transformação social”, comentou o vereador.
De acordo com a prefeitura, a proposta do projeto é a requalificação da área histórica da Esplanada da Ferrovia em um complexo de desenvolvimento e fomento à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. “O Parque terá a função de contribuir com o desenvolvimento local, integrando os polos empresariais, as incubadoras municipais e a sociedade local. A ideia de inserir na área central da cidade o Parque Tecnológico, vem ao encontro das metas estabelecidas pelo município, de revitalização do centro de Campo Grande”, disse Rodrigo Terra, titular da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).
A proposta da Estação Digital é a criação de um ambiente, como um centro de promoção e atração para empresas inovadoras, fomentando e integrando o ecossistema tecnológico.
Pelo projeto de implantação, o Parque terá espaço para pequenas e grandes empresas de tecnologia, e a Prefeitura desenha incluir no local um auditório, salas de reunião, espaços de convivência, estúdio de música e gravação, espaço maker, entre outros serviços que estão sendo estudados por grupo de trabalho formado por representantes do poder público, empresas privadas e instituições de ensino.
Integrando ao Parque tecnológico, a proposta congrega quatro Hubs de Inovação em bairros distintos da cidade, implantados em incubadoras municipais, com proposição de serem modernizadas e reestruturadas, a fim de receber, formar e consolidar a ideia tecnológica e inovadora no bairro para, posteriormente, ser integrado ao parque tecnológico central, alterando sua conceitualização de nível 1.0 para nível 3.0. Com isso, serão disponibilizados às empresas incubadas espaços compactos, interativos e tecnologicamente conectados, possibilitando a utilização de ambientes mistos, combinando até atividades universitárias, espaços de pesquisa, escritórios, e outras comodidades.
*com informações da prefeitura de Campo Grande.