Ronilço Guerreiro elabora edital com a Gibiteca para distribuir kits de histórias em quadrinhos nas escolas da Capital
Um dos maiores incentivadores da leitura do Brasil, Ronilço Guerreiro quer dar mais um passo em seu projeto de transformar Campo Grande em uma cidade de leitores. Sabendo da importância das histórias em quadrinhos na formação literária das crianças, Guerreiro está elaborando um edital em parceria com a Gibiteca Mais Cultura para que as escolas da Capital possam receber um kit com gibis de várias temáticas.
Para isso, Guerreiro tem buscado parcerias e emendas da área cultural para tirar o projeto do papel. “Quando as crianças chegam na Gibiteca os olhos brilham e consigo cada vez mais enxergar a importância do gibi na formação de novos leitores. Pensando nisso, estamos em busca de apoio para criar esse kit e direcionar para que cada escola tenha uma pequena Gibiteca”, destacou o vereador.
Semanalmente Guerreiro está nas escolas com a Bike da Leitura e algumas vezes com a Gibiteca. Nesses momentos os alunos têm a oportunidade de ler diversos gibis e é um grande sucesso. “Viajar no mundo mágico dos quadrinhos é maravilhoso e vou buscar apoio e parceria até do Mauricio de Sousa (criador da Turma da Mônica). O lúdico é importante para que as crianças tenham cada vez mais vontade de ler e esse é o nosso principal objetivo, fazer com que a leitura vire um hábito. Hoje um gibi, amanhã outro, depois um livro e assim vai”, comentou Guerreiro.
Recentemente participando da Bienal do Livro em São Paulo, foi recebido por alguns dos diretores do evento e falou sobre os projetos de incentivo à leitura da Capital. “Quando contei a história da Gibiteca, de todos os nãos que recebi no início do projeto até chegar a marca de 200 mil livros anualmente, eles disseram que eu não tenho um projeto de incentivo à leitura, mas tenho o maior projeto do Brasil e estamos só no começo”, garante o vereador.
Ainda não tem data para ser lançado o edital, mas será no primeiro semestre de 2024.
Assessoria de imprensa do Vereador