Enem será em novembro e lei de Ronilço Guerreiro garante aos inscritos gratuidade no transporte coletivo no dia da prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em novembro, dias 5 e 12, e pela primeira vez o campo-grandense não pagará pelo transporte coletivo para realizar a prova. A garantia da conquista para os estudantes foi com a lei do vereador Ronilço Guerreiro e já sancionada pela prefeitura da Capital que garante o passe gratuito nos dias da prova, precisando apenas o candidato apresentar a comprovação da inscrição.
“Essa é uma verdadeira conquista, pois sei das dificuldades dos nossos estudantes em pagar o passe de ônibus. Para alguns pode ser pouco, mas para outros não, já ouvi relatos de jovens que precisaram escolher entre comer ou fazer a prova”, ressaltou Guerreiro.
Pelo calendário divulgado, durante os dois dias do exame, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pontualmente, conforme o horário de Brasília. O início da prova está marcado para às 13h30, mas o horário de término é diferente: em 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.
De acordo com o projeto, o candidato vai obter a gratuidade apresentando o comprovante de inscrição quando entrar no coletivo. Para viabilizar a gratuidade, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 864/23, que altera o parágrafo 1º do artigo 2º da Lei Complementar 485, de abril deste ano. Segunda a Câmara Municipal, a proposta de Ronilço Guerreiro, inclui no montante de R$ 15,6 milhões da subvenção econômica do transporte coletivo a destinação dos recursos para atender aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos demais vestibulares de Universidades Públicas com provas realizadas em Campo Grande, exclusivamente nas datas que serão aplicados os exames presenciais.
“Esse é um projeto importante e temos que ter sempre fortalecidas iniciativas como esta que incentiva a educação e garante benefícios para quem precisa”, comentou o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, durante a sessão que aprovou projeto. “É nosso papel enquanto vereadores buscarmos meios de facilitar a vida dos estudantes. Essa lei da gratuidade para alunos do município foi pioneira aqui em Campo Grande com ex-prefeito Juvêncio e agora mais uma conquista para nossa educação”, complementou Ronilço Guerreiro.
O projeto chegou ao gabinete de Guerreiro através de estudantes que argumentaram sobre a dificuldade que muitos alunos têm nos dias de prova do Enem. “Nosso gabinete está aberto para essas iniciativas. Fomos provocados a pensar meios de ajudar os estudantes e agora temos uma lei. Sabemos que no dia do Enem o candidato às vezes mora nas Moreninhas e tem a prova marcada para a UCDB, ou está no bairro Nova Lima e precisa se deslocar até a UFMS”, disse Ronilço.
Assessoria de Imprensa do Vereador