Dia Mundial do Livro: Maior projeto de incentivo à leitura do Brasil foi criado por vereador de Campo Grande

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Livro e Campo Grande conta com o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil. A proposta idealizada pelo vereador Ronilço Guerreiro de fazer da Capital uma cidade de leitores, está presente em todas as regiões da cidade com ações que distribuem gratuitamente mais de 200 mil livros anualmente. Além da Gibiteca Mais Cultura, diariamente os projetos de Guerreiro circulam nas feiras com a Freguesia do Livro, está em todos os terminais de ônibus com as Estantes de Livros, no centro com o Livros Carentes e Cabine de Leitura (modelo cabine telefônica de Londres), além da Vanteca, Bike da Leitura, Livros esquecidos, entre outros.

Ronilço Guerreiro ressalta que o projeto já tem reconhecimento nacional. “Já participei de vários programas de televisão falando dos nossos projetos e isso me deixa muito feliz, porém foi na Bienal do Livro que estive neste ano que ouvi uma frase marcante de um dos organizadores do evento. Quando eu contei que tinha um projeto de incentivo à leitura e falei da nossa história e ações, ele me disse que eu não tinha apenas um projeto, eu tinha o maior projeto do Brasil”, comentou Guerreiro.

Em seu primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal, Guerreiro não deixou de lado a bandeira que sempre defendeu e tem lutado por mais cultura e educação. “Fui eleito e sou reconhecido como o vereador do livro, o que muito me orgulha. Livro é cultura e educação, duas bandeiras que defendo o luto para que sejam mais valorizadas”, disse.

Gibiteca

A Gibiteca hoje conta com mais de 20 mil gibis e milhares de livros que abastecem os projetos, além de leitura local. “O gibi não fazemos doação e queremos que as pessoas visitem a Gibiteca para ler e aproveitar ao máximo o nosso acervo. Temos edições incríveis da Turma da Mônica, da Disney, Marvel e muitas outras. Quando olho para esse grande acervo lembro que tudo isso já foi um sonho e hoje é uma grande realidade e que muito me orgulha”.

Nos últimos meses a Gibiteca passou por uma reforma com pintura, ganhou energia solar, uma nova central de refrigeração e, com isso, pode melhor receber os visitantes. “Nunca fiz nada sozinho, ouvi muitos não, mas todos os sim que recebi fazem a diferença hoje. São muitos os parceiros que me abraçaram e me ajudam nesse sonho de fazer de Campo Grande uma cidade de leitores”.

Incentivo à leitura

Todo o acervo da Gibiteca e dos projetos são frutos de doação e desde o ano passado, todo dia 16 de agosto, o campo-grandense terá um dia todo dedicado para a doação. Lei do vereador Ronilço Guerreiro aprovada e já sancionada, colocou no calendário oficial de comemorações da cidade o Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura.

“Estamos fazendo muito, mas podemos fazer mais. Esse é um novo passo para termos uma cidade ainda mais preparada e, se hoje já entregamos anualmente mais de 200 mil livros, com essa data vamos aumentar ainda mais nossa estatística. Sempre digo que livro parado não conta história e chegou a hora de todos sonharem com a gente”, reforçou o vereador que lembro. “Mas temos muitos outros projetos de incentivo à leitura em Campo Grande, não só a Gibiteca. Então o importante é achar um projeto bacana e doar”.

Doação em todas as regiões

Os projetos do vereador Ronilço Guerreiro estão nos bairros e também no centro. Quem tem livro para doar pode ir até algum dos terminais de ônibus de Campo Grande ou na Cabine do Centro. “Livro parado não conta história, por isso toda obra interessa a alguém. Basta ir em algum terminal, no centro deixar na Cabine ou ir até a Gibiteca. Além disso, se nos procurar nas redes sociais, buscamos os livros. Aprendi que não e que as pessoas não gostam de ler, muitas vezes elas não têm acesso ao livro e esse é nosso papel”, reforçou o vereador.

Assessoria de Imprensa do Vereador