Audiência Pública nesta quarta-feira vai discutir a situação do patrimônio histórico e cultural da Capital

O vereador Ronilço Guerreiro convocou para esta quarta-feira (8), às 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande, uma audiência pública para discutir a situação do patrimônio histórico e cultural da Capital. O debate tem o intuito de encontrar uma saída para o abandono de prédios como a Rotunda, Centro de Belas Artes, Teatro José Octávio Guizzo (localizado no Paço Municipal), Calçadão da Barão, Orla Ferroviária, Horto Florestal, Estação do Trem do Pantanal, entre outros monumentos de Campo Grande.

Além dos vereadores da Capital, foram convidados para participar da reunião Catiana Sabadin, secretária da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos da Prefeitura de Campo Grande, João Henrique dos Santos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Maria Madalena Dib Mereb Greco, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Fernando Bastiston da SECTUR, Roberto Figueiredo, presidente do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural da Capital, Romilda Pizani, presidente do Fórum de Cultura de Campo Grande, Eduardo Mendes Pinto, Diretor-Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, entre outras autoridades.

Guerreiro destacou a importância do debate. “O tempo vai passando, projetos de revitalização vão surgindo, mas infelizmente nada de concreto é feito. O Teatro do Paço, por exemplo, tem obras em andamento, mas está demorando muito para ser entregue à comunidade, já a Rotunda passou recentemente por uma nova destruição com a chuva do fim de semana quando caiu parte do teto. É preciso pensar em uma rápida resolução”, comentou Ronilço que preside a Comissão de Cultura da Câmara.

“É preciso uma união de forças entre classe política, cultural, empresários e, principalmente, ouvir os moradores do entorno desses prédios e entender o motivo desse abandono. Vamos debater e encontrar uma saída em conjunto”, complementou o vereador.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal e também pela TV Câmara. Além disso, quem quiser participar do evento é aberto ao público, inclusive para participar das discussões.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador