Lei de Ronilço Guerreiro coloca no calendário municipal a Semana da Mãe Atípica e do Responsável Legal Atípico

O vereador Ronilço Guerreiro é o autor da Lei que institui a Semana Municipal da Mãe Atípica e do Responsável Legal Atípico em Campo Grande. O projeto foi aprovado e sancionado neste ano e com isso a terceira semana de maio será dedicada à promoção de uma campanha voltada para a conscientização e apoio às mães e responsáveis por pessoas com deficiência.

“Recebi essa demanda de pensar nas mães atípicas e, a inclusão dessa semana no Calendário Oficial de Eventos da Capital, reflete o nosso compromisso em dar visibilidade às necessidades dessas mulheres, que muitas vezes enfrentam sozinhas desafios emocionais e físicos. Estamos falando de mulheres que sofrem com o peso da responsabilidade, falta de autocuidado, e até doenças psicossomáticas. Elas precisam de uma rede de apoio para deixar de carregar esse fardo sozinhas”, ressaltou o vereador.

Pela proposta, a lei tem como objetivos principais incentivar políticas públicas de proteção, capacitar servidores da saúde e assistência social para atender essas mães de maneira mais humanizada, além de fomentar debates e eventos que tragam à tona os desafios e direitos da maternidade atípica. A iniciativa também visa realizar oficinas, seminários e outras ações que promovam a valorização dessas mulheres e responsáveis legais.

Com essa lei, Ronilço Guerreiro reforça sua atuação na criação de legislações que humanizam e trazem soluções concretas para a sociedade, buscando sempre o bem-estar de quem mais precisa. Essa é mais uma das inúmeras ações que o vereador tem implementado em prol da população, sempre atento às questões sociais e à valorização da dignidade humana.