Aprovado projeto de lei do vereador Ronilço Guerreiro que institui o Corredor Cultural e Gastronômico na 14 de Julho
De autoria do vereador Ronilço Guerreiro, presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei 11.164/23 que institui o corredor cultural e gastronômico na Rua 14 de Julho foi aprovado. A matéria foi discutida e aprovada em regime de urgência.
A iniciativa visa transformar a área em um espaço criativo de interatividade, fomentando o comércio, a cultura e o turismo na região. Pela proposta, o corredor será na 14 de Julho no trecho entre a Rua Marechal Rondon e a Avenida Mato Grosso.
“Depois que iniciamos esse movimento por mais vida no centro de Campo Grande já observamos novos bares com música, karaokê e isso é levar vida ao centro, pois não adianta uma 14 de Julho renovada e sem ninguém usando. Claro que a proposta ainda precisa de regras, pois temos que pensar nos moradores da região central, mas tenho certeza de que todos vão ganhar com esse corredor cultural”, comentou Guerreiro.
A proposta inclui um benefício adicional para os proprietários de imóveis comerciais localizados na região. Se sancionada, a lei permitirá que a prefeitura conceda descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), como forma de incentivar a redução dos aluguéis cobrados dos inquilinos. O percentual do desconto ainda será regulamentado pelo Executivo Municipal, mas a medida já é vista como um estímulo importante para revitalizar a economia local.
O Corredor Gastronômico e Cultural incluirá uma série de medidas práticas, como a garantia de livre trânsito de veículos e pedestres, a implementação de medidas de segurança, a sinalização adequada dos comércios existentes e a repressão ao comércio ambulante irregular. Além disso, o projeto prevê a realização de apresentações musicais e artísticas em geral, bem como festivais que prometem movimentar ainda mais a área.
“A criação do corredor é um passo fundamental para valorizar a cultura local e oferecer novas oportunidades de negócio e criar espaço para movimentos artísticos”, afirmou Guerreiro. “Queremos que a Rua 14 de Julho se torne um ponto de encontro para a comunidade e um destino atraente para turistas. Nossa meta é transformar essa área em um espaço dinâmico e acolhedor, onde todos possam desfrutar de uma variedade de experiências culturais e gastronômicas”, completou.
O projeto, que teve amplo diálogo com os vereadores da Casa de Leis e contou com assinatura para coautoria do líder da prefeita na Câmara, vereador Beto Avelar, agora segue para sanção do Executivo Municipal